quinta-feira, 14 de novembro de 2013

MEU AMIGO PEDRO - Raul Seixas






   
      Clássica música dos geniais Raul Seixas e Paulo Coelho, a letra da canção trata das diferenças de visões de mundo e conflito de gerações.
      Raul dedica esta canção ao seu irmão Plínio, que, diferente de Raulzito, tomou um rumo mais “normal” na vida.
     Por outro lado, a concepção da letra teve a importantíssima colaboração de dom Paulete (apelido dado por Raul a Paulo Coelho), o lendário parceiro do maluco beleza.
     Pelo lado de Paulo, a canção expõe a conturbada relação de amor e sofrimento que o mago teve com seu velho e imponente pai, o senhor Pedro Queima Coelho.
     Na infância, adolescência e até no início de sua juventude, o velho Pedro não conseguia entender o universo do seu esquisito filho, chegou a internar o futuro escritor em uma clínica psiquiátrica com tratamento muitas vezes a base de eletro choque.
     No documentário Raul- o início, o fim e o meio, Plínio Seixas afirma que tal música fora feita para ele, e que gosta da mesma.
     Na biografia “O mago”, de Fernando Morais, ele revela que a letra fora feita para o pai de Paulo Coelho, o senhor Pedro Queima Coelho.
     Óbvio que o nome Pedro fora devido ao parceiro de Raul ter criado o “esqueleto" da letra, mas, Raulzito colocou elementos e a parte musical para assim também estender a música ao irmão mais novo, e assim, transformando “Meu amigo Pedro” em uma obra de arte, pois, um dos pilares da arte é sua plurissignificância.
    “Meu amigo Pedro”, composta nos anos 70, período que Raul e Paulo mergulharam de cabeça na “Lei de Thelema” , porém, resultou em esta grande composição para a música popular brasileira e também para o rock and roll brasileiro, ou, como preferia o baiano, um ye ye ye realista.


MEU AMIGO PEDRO

Música: Raul seixas

Letra: Raul seixas e Paulo Coelho

Lp: Há 10 mil anos atrás

Ano:1973



Muitas vezes, Pedro, você fala

Sempre a se queixar da solidão

Quem te fez com ferro, fez com fogo, Pedro

É pena que você não sabe não

Vai pro seu trabalho todo dia

Sem saber se é bom ou se é ruim

Quando quer chorar vai ao banheiro

Pedro, as coisas não são bem assim

Toda vez que eu sinto o paraíso

Ou me queimo torto no inferno

Eu penso em você, meu pobre amigo

Que só usa sempre o mesmo terno

Pedro, onde 'cê vai eu também vou

Pedro, onde 'cê vai eu também vou

Mas tudo acaba onde começou

Tente me ensinar das tuas coisas

Que a vida é séria e a guerra é dura

Mas se não puder, cale essa boca, Pedro

E deixa eu viver minha loucura

Lembro, Pedro, aqueles velhos dias

Quando os dois pensavam sobre o mundo

Hoje eu te chamo de careta, Pedro

Que você me chama vagabundo

Pedro, onde 'cê vai eu também vou

Pedro, onde 'cê vai eu também vou

Mas tudo acaba onde começou

Todos os caminhos são iguais

O que leva à glória ou à perdição

Há tantos caminhos, tantas portas

Mas somente um tem coração

E eu não tenho nada a te dizer

Mas não me critique como eu sou

Cada um de nós é um universo, Pedro

Onde você vai eu também vou

Pedro, onde 'cê vai eu também vou

Pedro, onde 'cê vai eu também vou

Mas tudo acaba onde começou

É que tudo acaba onde começou



Compositores: Paulo Souza / Paulo Coelho De Souza / Raul Seixas / Raul Santos Seixas

Letra de Meu amigo pedro © Warner/Chappell Music, Inc

50 comentários:

  1. Respostas
    1. Acho que Raul era doidão, mas muito inteligente e por isso, não pensava pequeno.
      Acho que "Pedro"=Rocha, que foi o apostolo do ungido=cristo e também foi o grande construtor da ekklésia=igreja=assembléia=reunião de cristãos, representa a igreja em geral.

      Excluir
  2. Nada disto, Pedro era o careta pai de Paulo Coelho, ele foi a inspiração da música. Pedro Coelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente,pouca gente sabe disso.

      Excluir
    2. Tem este parágrafo na matéria "Óbvio que o nome Pedro fora devido ao parceiro de Raul ter criado o “esqueleto" da letra, mas, Raulzito colocou elementos e a parte musical para assim também estender a música ao irmão mais novo e assim transformando “Meu amigo Pedro” em uma obra de arte, pois, um dos pilares da arte é sua plurissignificância." Ajuda a entender?

      Excluir
  3. Isso é muito relativo, pois o próprio irmão de Raul entende que a música é feita para ele e eu também já ouvi de várias pessoas que esta música é para o irmão do Raul. Não duvido que possa ter sido feita para o pai do Paulo, mas acho que para resolver esta controvérsia deve se ter um estudo mais aprofundado sobre o caso.

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi uma vez um absurdo, disseram que a música Meu Amigo Pedro o Raul fez para o próprio pinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk faz sentido, pedro onde vc vai eu tb vou, n da p ir algum lugar se o pinto n for junto

      Excluir
    2. Isso mesmo, "Quando quer chorar vai ao banheiro"

      Excluir
    3. rapaz...priciPAUmente quando ele diz"quando quer chorar vai ao banheiro" "Há tantos caminhos tantas portas
      Mas somente um tem coração"enfim nao sei se referi se ao fato de no meio de tantas entradas ,somente uma poderar ser o amor,de fato..enfim..ja no doc,o irmao diz que e pra si.so Raul sabe a real in teçao da letra..

      Excluir
    4. Imagino que neste caso onde ha tantos caminhos tantas portas mas somente um tem coraçao ele possa estar se referindo a grande gama de religioes e crenças que existem mas cada um acredita que sómente a sua esta certa somente a sua tem coração

      Excluir
  5. È o que foi dito acima...Uma mistura de referencias....Assim como Raulzito!

    ResponderExcluir
  6. diálogo entre o diabo e deus q estavam juntos na criação do homem, visto q segundo a tradição católica Pedro o primeiro papa, e agora deus quer ferrar com o diabo rs

    ResponderExcluir
  7. É mostrado no filme "Não pare na pista", onde demonstra a vida de Paulo Coelho que a musica seria feita para o pai de Paulo Coelho

    ResponderExcluir
  8. Paulo Coelho ajudou a escrever... por isso o nome Pedro... mas Raul escreveu para seu irmao Plinio..

    ResponderExcluir
  9. Está dando aqui no documentário do Canal Brasil Raul - o início, o fim e o meio com o próprio irmão do Raul falando que foi feita dedicada a ele.Mas concordo com o Paulo Vianna- the musicgamer ali em cima..

    ResponderExcluir
  10. Está dando aqui no documentário do Canal Brasil Raul - o início, o fim e o meio com o próprio irmão do Raul falando que foi feita dedicada a ele.Mas concordo com o Paulo Vianna- the musicgamer ali em cima..

    ResponderExcluir
  11. Essa dúvida ficará pra sempre entre nós, pois o único que poderia quebrar esse tabu sobre a música já não está entre nós. Salve mestre RAUL !

    ResponderExcluir
  12. Essa dúvida ficará pra sempre entre nós, pois o único que poderia quebrar esse tabu sobre a música já não está entre nós. Salve mestre RAUL !

    ResponderExcluir
  13. Eu penso que essa música foi composta pelo Raul para o seu amigo Paulo, que ele utilizou o psudônonimo Pedro, relatando as vivências e diferenças de vida entre os dois. Fã de Raul hoje e sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É explicito a escrita de Raul para Paulo Coelho, visto que dentro da magia ambos percorreram caminhos diferentes e mesmo assim mantiveram amizade. Tudo acaba onde começou.

      Excluir
  14. Eu penso que essa música foi composta pelo Raul para o seu amigo Paulo, que ele utilizou o psudônonimo Pedro, relatando as vivências e diferenças de vida entre os dois. Fã de Raul hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  15. Acho que esta música serve para mostrar diferenças entre o "maluco", que seria o Raul e o "certinho" que seria qualquer um "normal" , sujeito que sai de casa para o trabalho, do trabalho para igreja, da igreja para casa( não necessariamente nesta ordem), considerando que, não tem certo nem errado, apenas diferentes, na sociedade. Pode servir para Plínio ou o pai do Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Acho que esta música serve para mostrar diferenças entre o "maluco", que seria o Raul e o "certinho" que seria qualquer um "normal" , sujeito que sai de casa para o trabalho, do trabalho para igreja, da igreja para casa( não necessariamente nesta ordem), considerando que, não tem certo nem errado, apenas diferentes, na sociedade. Pode servir para Plínio ou o pai do Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. cada um é um universo, o mundo externo de cada um não é nada mais que espelho do interno, aonde vc vai eu tambem vouuuu.

    ResponderExcluir
  19. cada um é um universo, o mundo externo de cada um não é nada mais que espelho do interno, aonde vc vai eu tambem vouuuu.

    ResponderExcluir
  20. Quero dar um exemplo: Não gosto muito de nenhuma das músicas do Carlinhos Brown​, Arnaldo Antunes e dá Marisa Monte (a música dela é muito melosa, pelo menos as que eu conheço). Agora juntos no Tribalista, compondo e letras e melodias foi outra coisa.

    ResponderExcluir
  21. É simples de se resolver essa questão de quem foi o inspirador da música,só perguntar ao Paulo Coelho,pelo que me consta,ainda é vivo.

    ResponderExcluir
  22. A música é dedicada ao pai do Paulo Coelho e ao irmão do Raul. Simples assim. Numa família sempre existe o "vagabundo" e o "careta".

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. Não morreu! Ele sobreviveu a um acidente de avião,Tem Razao o político Raul Henri está vivo😂😂😂😂

      Excluir
  24. Acho, que , como foram os dois q fizeram a música ( Raul e Paulo ), pra Raul a música foi para o irmão Plínio e para Paulo a música foi para o pai Pedro....

    ResponderExcluir
  25. No progama "Conversa com Bial",Paulo Coelho afirma que a música feita por ele e Raul, é uma homenagem ao seu pai Pedro Queima de Coelho de Sousa.

    ResponderExcluir
  26. Ele fez essa musica para o pênis dele. "Onde você vai eu também vou", "quando quer chorar, vai ao banheiro" e a melhor parte é "que so usa sempre o mesmo terno" = Camisinha.
    Lembrem-se de Alester Crowley.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haaaaaa haa haaa

      tonto, masculino, idade mental 15, masturbador, LOL.

      Excluir
  27. Isso é bem fácil de decifrar. Basta ver as letras em que o Paulo Coelho participa e comparar com as letras que o Raul compôs solo... Identifica-se o estilo literário e a a forma de pensar do Paulo Coelho (do Raul eu conheço bem).
    Mas eu tenho preguiça de fazer isso, não sou um Pedro, acho mais fácil ficar viajando e falar um monte de bosta sem saber...

    ResponderExcluir
  28. Pedro e Raul é a mesma pessoa por isso onde um vai o outro também vai a música fala de um conflito interno entre o ID e o Ego ou super Ego

    ResponderExcluir
  29. Eis a essência:
    È uma obra de arte, pois, um dos pilares da arte é sua plurissignificância.

    ResponderExcluir
  30. Ontem me disseram que Meu amigo Pedro se refere ao pênis. nunca mais vou conseguir ouvir a música sem fazer associação.

    ResponderExcluir
  31. Kkkkkkkk Pedro é óbvio que se refere ao próprio pênis... Ou mais alguém usa sempre o mesmo terno? Ou onde você vai eu também vou?

    ResponderExcluir
  32. Acho que Raul era doidão, mas muito inteligente e por isso, não pensava pequeno.
    Acho que "Pedro"=Rocha, que foi o apostolo do ungido=cristo e também foi o grande construtor da ekklésia=igreja=assembléia=reunião de cristãos, representa a igreja em geral.

    ResponderExcluir
  33. Eeeeh
    Esqueci o que eu ia falar mais todos estão certos ok kkkkkk

    ResponderExcluir