quinta-feira, 14 de novembro de 2013

MEU AMIGO PEDRO - Raul Seixas




    
     Clássica música do genial Raul Seixas e Paulo Coelho que trata das diferenças de visões de mundo e conflito de gerações.

      Raul dedica esta canção ao seu irmão Plínio, que, diferente de Raulzito tomou um rumo mais “normal” na vida.

     Por outro lado a concepção da letra teve a importantíssima colaboração de dom Paulete - apelido dado por Raul à Paulo Coelho-, o lendário parceiro do maluco beleza.

    Pelo lado de Paulo a canção expõe a conturbada relação de amor e sofrimento que o mago teve com seu velho e imponente pai.

    Na infância, adolescência e até no início de sua juventude o velho pai do escritor não conseguia entender o universo do seu esquisito filho, chegou mesmo a internar o mesmo em uma clínica psiquiátrica com tratamento baseado na terapia de eletro choque.

   No documentário Raul- o início, o fim e o meio, Plínio Seixas afirma que tal música fora feita para ele e que gosta da mesma.

     Na biografia “O mago” de Fernando Morais, ele revela que a letra fora feita para o pai de Paulo Coelho, o senhor Pedro Queima Coelho.

     Óbvio que o nome Pedro fora devido ao parceiro de Raul ter criado o “esqueleto" da letra, mas, Raulzito colocou elementos e a parte musical para assim também estender a música ao irmão mais novo e assim transformando “Meu amigo Pedro” em uma obra de arte, pois, um dos pilares da arte é sua plurissignificância.
   
    “Meu amigo Pedro”, composta nos anos 70 quando Raul e Paulo mergulharam de cabeça na “Lei de Thelema” que resultou em grande composição para a música popular brasileira e o rock and roll brasileiro, ou, como preferia o baiano, um ye ye ye realista.

]
MEU AMIGO PEDRO
Música: Raul seixas
Letra: Raul seixas e Paulo Coelho
Lp: Há 10 mil anos atrás
Ano:1973


Muitas vezes, Pedro, você fala
Sempre a se queixar da solidão
Quem te fez com ferro, fez com fogo, Pedro
É pena que você não sabe não

Vai pro seu trabalho todo dia
Sem saber se é bom ou se é ruim
Quando quer chorar vai ao banheiro
Pedro as coisas não são bem assim

Toda vez que eu sinto o paraíso
Ou me queimo torto no inferno
Eu penso em você meu pobre amigo
Que só usa sempre o mesmo terno

Pedro, onde você vai eu também vou
Mas tudo acaba onde começou

Tente me ensinar das tuas coisas
Que a vida é séria, e a guerra é dura
Mas se não puder, cale essa boca, Pedro
E deixa eu viver minha loucura

Lembro, Pedro, aqueles velhos dias
Quando os dois pensavam sobre o mundo
Hoje eu te chamo de careta, Pedro
E você me chama vagabundo

Pedro, onde você vai eu também vou
Mas tudo acaba onde começou

Todos os caminhos são iguais
O que leva à glória ou à perdição
Há tantos caminhos tantas portas
Mas somente um tem coração

E eu não tenho nada a te dizer
Mas não me critique como eu sou
Cada um de nós é um universo, Pedro
Onde você vai eu também vou

Pedro, onde você vai eu também vou
Mas tudo acaba onde começou

É que tudo acaba onde começou
Meu amigo Pedro



26 comentários:

  1. Nada disto, Pedro era o careta pai de Paulo Coelho, ele foi a inspiração da música. Pedro Coelho.

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito relativo, pois o próprio irmão de Raul entende que a música é feita para ele e eu também já ouvi de várias pessoas que esta música é para o irmão do Raul. Não duvido que possa ter sido feita para o pai do Paulo, mas acho que para resolver esta controvérsia deve se ter um estudo mais aprofundado sobre o caso.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi uma vez um absurdo, disseram que a música Meu Amigo Pedro o Raul fez para o próprio pinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk faz sentido, pedro onde vc vai eu tb vou, n da p ir algum lugar se o pinto n for junto

      Excluir
    2. Isso mesmo, "Quando quer chorar vai ao banheiro"

      Excluir
  4. È o que foi dito acima...Uma mistura de referencias....Assim como Raulzito!

    ResponderExcluir
  5. diálogo entre o diabo e deus q estavam juntos na criação do homem, visto q segundo a tradição católica Pedro o primeiro papa, e agora deus quer ferrar com o diabo rs

    ResponderExcluir
  6. É mostrado no filme "Não pare na pista", onde demonstra a vida de Paulo Coelho que a musica seria feita para o pai de Paulo Coelho

    ResponderExcluir
  7. Paulo Coelho ajudou a escrever... por isso o nome Pedro... mas Raul escreveu para seu irmao Plinio..

    ResponderExcluir
  8. Está dando aqui no documentário do Canal Brasil Raul - o início, o fim e o meio com o próprio irmão do Raul falando que foi feita dedicada a ele.Mas concordo com o Paulo Vianna- the musicgamer ali em cima..

    ResponderExcluir
  9. Está dando aqui no documentário do Canal Brasil Raul - o início, o fim e o meio com o próprio irmão do Raul falando que foi feita dedicada a ele.Mas concordo com o Paulo Vianna- the musicgamer ali em cima..

    ResponderExcluir
  10. Essa dúvida ficará pra sempre entre nós, pois o único que poderia quebrar esse tabu sobre a música já não está entre nós. Salve mestre RAUL !

    ResponderExcluir
  11. Essa dúvida ficará pra sempre entre nós, pois o único que poderia quebrar esse tabu sobre a música já não está entre nós. Salve mestre RAUL !

    ResponderExcluir
  12. Eu penso que essa música foi composta pelo Raul para o seu amigo Paulo, que ele utilizou o psudônonimo Pedro, relatando as vivências e diferenças de vida entre os dois. Fã de Raul hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  13. Eu penso que essa música foi composta pelo Raul para o seu amigo Paulo, que ele utilizou o psudônonimo Pedro, relatando as vivências e diferenças de vida entre os dois. Fã de Raul hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  14. Acho que esta música serve para mostrar diferenças entre o "maluco", que seria o Raul e o "certinho" que seria qualquer um "normal" , sujeito que sai de casa para o trabalho, do trabalho para igreja, da igreja para casa( não necessariamente nesta ordem), considerando que, não tem certo nem errado, apenas diferentes, na sociedade. Pode servir para Plínio ou o pai do Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Acho que esta música serve para mostrar diferenças entre o "maluco", que seria o Raul e o "certinho" que seria qualquer um "normal" , sujeito que sai de casa para o trabalho, do trabalho para igreja, da igreja para casa( não necessariamente nesta ordem), considerando que, não tem certo nem errado, apenas diferentes, na sociedade. Pode servir para Plínio ou o pai do Paulo.

    ResponderExcluir
  16. cada um é um universo, o mundo externo de cada um não é nada mais que espelho do interno, aonde vc vai eu tambem vouuuu.

    ResponderExcluir
  17. cada um é um universo, o mundo externo de cada um não é nada mais que espelho do interno, aonde vc vai eu tambem vouuuu.

    ResponderExcluir